PRÁTICA DO ENSINO DE GEOGRAFIA I


No desenvolvimento do ensino de Geografia e Meio Ambiente é indispensável a utilização de recursos como: livros, revistas e jornais, fotos, televisão, cinema, música, teatro, ambiente empírico entre outros. Sobre a utilização desse recurso de linguagem no processo de aprendizado podemos afirmar:

I - Tais recursos facilitam a compreensão e aproxima os conteúdos estudados da realidade do aluno, tornando a prática pedagógica mais interessante e estimulante.

 II - Proporciona a oportunidade de participação ativa do aluno na construção do seu processo de aprendizagem porque oferece a abertura para que este identifique e relacione os conteúdos estudados com a realidade observada.

 III - Dificulta que o aluno perceba a relação entre o que se aprende em sala de aula e a realidade, além de desperdiçar um importante momento de memorização dos conteúdos.

 IV - Favorece a compreensão de temas mais abstratos por proporcionar ao aluno momentos de análise e reflexão sobre o aprendizado da sala de aula e as relações que desenvolvem no espaço.

 V - O livro didático e o quadro negro não devem ser dispensados, contudo, não são suficientes; o professor deve buscar recursos didáticos estimulantes e coerentes na condução do processo de ensino-aprendizagem.

 A alternativa correta está contida em

 


As alternativas I, II, IV, V estão corretas.


As alternativas I, II, IV estão corretas.


As alternativas I e III estão corretas.


As alternativas I e V estão corretas.


As alternativas I, III, V estão corretas.

Sabe-se que os recursos didáticos são de fundamental importância no processo ensino-aprendizagem. E em pleno século XXI ensinar Geografia torna-se cada vez mais um grande desafio para o professor, onde ainda o seu material didático de apoio continua sendo o livro didático.

 O livro didático é um recurso que tem importância considerável na escola

Porquê

Apesar de todo avanço tecnológico, continua sendo um recurso que propicia ao aluno estar em contato com o mundo e com o conhecimento.

 

Sobre as assertivas, marque a opção correta:


d. As duas assertivas são verdadeiras.


b. A primeira assertiva é falsa e a segunda é verdadeira.


a. A primeira assertiva é verdadeira e a segunda é uma justificativa correta da primeira.


e. A primeira assertiva é verdadeira e a segunda não é uma justificativa correta da primeira.


c. Tanto a primeira, quanto a segunda são assertivas falsas.

Nos últimos anos, principalmente no ambiente escolar, muito tem se ouvido falar no termo "trabalho com projetos". Desenvolver projetos de caráter educacional, requer dos educadores uma dedicação mais significativa para a realização dos mesmos. Com esse novo "modismo", alguns entraves foram e são encontrados para o pleno desenvolvimento das atividades que envolve os projetos. Diante das dificuldades vividas no ambiente escolar, podemos destacar:

I. Temáticas extremamente complexas. 

II. Dificuldades econômicas para realização das ações propostas no desenvolvimento dos projetos.

III. Carga horária de trabalho dos professores e das disciplinas restritas.

IV. Falta de diálogo entre as disciplinas para o melhor desenvolvimento das atividades.

V. Não existe dificuldades para se trabalhar com projetos no âmbito escolar e todas as disciplinas fazem um trabalho interdisciplinar. 


Somente as alternativas I e V estão corretas.


As alternativas II, III e V estão corretas.


A alternativa V está correta.


As alternativas I,II,III e IV estão corretas.


As alternativas I, III e V estão corretas.

Segundo Fonseca ( 2011, p. 151), é necessária a introdução dos elementos-base de pesquisa científica para os alunos que estão nos anos finais do Ensino Fundamental. Para tanto, as atividades de campo envolvem uma série de procedimentos que devem ser executados objetivando sucesso nas atividades propostas.

Segundo a afirmação de Fonseca, marque a alternativa correta em relação a finalidade dos trabalhos de campo de investigação e pesquisa científica.



É a atividade realizada com a finalidade de não incitar nos alunos o desejo da pesquisa e da descoberta.


São as visitas realizadas cuja finalidade é observar meramente as paisagens naturais ou ampliar os conceitos teóricos das disciplinas.


É aquelas realizadas tanto no espaço urbano quanto no rural com a finalidade de observar primariamente para a aquisição de conhecimentos acadêmicos, escolares, culturais ou até mesmo de trabalho isolado.


São as atividades realizadas às empresas para que os alunos de maneira geral tenham conhecimento específico sobre somente um processo de produção.


É a realização de investigação e fenômenos tanto naturais quanto sociais, observação direta de experimentos ou trabalhos empíricos, realização de entrevistas, com a finalidade de desenvolver a pesquisa em qualquer ramo das ciências naturais ou sociais.

Metodologia é uma palavra derivada de Método é o caminho ou a via para a realização de algo. É na metodologia que se estuda os melhores métodos em determinada área para que haja a produção de conhecimento.

Com base nesse texto analise as afirmativas abaixo

 I- Na prática docente não se é necessário a metodologia, pois deve seguir o livro didático.

II- Na docência é imprescindível o planejamento para se lograr êxito em seus resultados.

III- Na sala de aula o professor deve se utilizar de um método para garantir a aprendizagem.

É correto apenas o que se afirma em

 


II  apenas.


II e III. 


I e II.


III  apenas.


I  apenas.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais estabelecem as temáticas ambientais como Temas Transversais, dando início assim a uma discussão maior acerca da transdisciplinaridade, multidisciplinaridade e interdisciplinaridade. 

Para tanto, pode-se definir os Temas Transversais como:

 

 


Temas transversais é uma metologia utilizada em pesquisa científica para se ensinar algum conteúdo escolar.


Temas Tranversais são aqueles que perpassam os conteúdos de vários campos do conhecimento e são comuns a diversas disciplinas.


Temas Transversais não são critérios importantes dentre do ambiente escolar na atualidade.


Temas Transversais é o conjunto das ciências que está imerso dentro do ambiente.


Temas Transversais podem ser tratados em um único campo de conhecimento, fechando assim o diálogo para os demais campos.

Marque a alternativa correta.

A fim de levar uma proposta estimulante e de tornar o aprendizado significativo para os alunos de uma turma do ensino fundamental, o professor pensou em desenvolver o tema com os alunos a partir do cotidiano (daquilo que era próximo para os alunos). Com base nessa perspectiva, ele baseou sua aula da seguinte maneira:


O professor solicitou que cada aluno fizesse uma pesquisa sobre o tema, elaborasse um resumo e entregasse na próxima aula. Afirmou que todos deveriam realizar a atividade com atenção, porque serviria como avaliação de aprendizado. Na aula seguinte ele recebeu os resumos e introduziu um novo assunto.


Solicitou aos alunos que relatassem o que já sabiam e entendiam sobre o tema, fez uma explanação sobre o conteúdo e pediu que os alunos fizessem uma pesquisa. Na aula seguinte levou imagens de situações reais relacionadas ao assunto e fez a mediação de um debate sobre o que já havia sido dito em sala de aula e aquilo que os alunos haviam pesquisado.


O professor pediu para os alunos abrirem o livro didático na página 37, solicitou uma leitura silenciosa e individual, além de solicitar a realização das atividades propostos nas páginas 55 a 59. O aluno que estava sem o livro se manifestou e a resposta foi contundente: “o livro é para ser usado na sala aula, favor trazer o seu; sente-se com um colega e não atrapalhe.”


Ao perceber que a turma estava ficando bastante eufórica e agitada com um debate proposto, o professor interrompeu a discussão e afirmou que aquilo que estava sendo dito não era relevante, que o tema era sério e já que a turma não sabia se comportar, todos deveriam fazer silêncio e escrever suas idéias em um papel.


Professor trouxe recortes de jornais e revistas da Austrália e da Indonésia, leu um texto para a turma, solicitou a resolução de um questionário com base no texto contido no livro didático e marcou uma avaliação para a aula seguinte.

“Para compreendermos o que ocorre no planeta, precisamos construir nossa visão de totalidade, do mundo, compreender o mundo por inteiro. Porém, para que possamos torna-lo inteligível aos nossos educandos é preciso que consigamos compreender como as crianças percebem e entendem o planeta e, ao mesmo tempo, como ele (o educando) se percebe dentro deste mesmo planeta.” Machado, p.29, 2011). 

 

Considerando a citação acima e o universo dos jovens e adultos analise as afirmativas abaixo.

I- O universo da criança compõe o todo, embora possa estar fragmentado, pois ele não tem, ainda, a percepção total do planeta.

II- É tarefa do professor tornar compreensível, aos alunos, o mundo e a sociedade em que vivemos oportunizando uma visão crítica.

III- O ensino da Geografia é fundamental para compreensão do ambiente cotidiano e do ambiente como um todo.

 

É correto o que se afirma em 


II e III


I e III


I, apenas. 


I e II


I, II e III

Conforme os estudos do capítulo: Estudo das concepções do ensino de Geografia", marque a sequência que identifica a(s) alternativa(s) correta(s). 

Nas décadas de 1960 e 1970 ocorreram importantes mudanças no sistema educacional brasileiro conduzido pela reforma sob a Lei 5692/71. O ensino orientado pela Geografia tradicional pautou a Geografia da sala de aula até aquele momento. Tal concepção estava estabelecida na transferência de conteúdos desatrelados da realidade tanto do aluno quanto do professor. (PORTELINHA 2010). Após o Golpe Militar de 1964, a educação escolar sofreu mudanças cruciais para a construção da nova ordem (regime militar), adequando-a àquele momento histórico.

Podemos citar como mudanças no ensino de Geografia a partir do golpe militar:

 

I- A disciplina de Geografia de 5ª e 6ª séries fundiu-se com a disciplina de História resultando em Estudos Sociais, com objetivos à formação política dos alunos.

II- Da 7ª série em diante, a Geografia estava presente, porém, com um conteúdo que não promovia a reflexão do aluno; a exigência era apenas de memorização de conteúdos.

III- O professor podia exercer sua atividade com autonomia, estava livre para escolher os conteúdos e planejar suas aulas baseadas em temas mais próximos da realidade vivida pelo aluno, contribuindo para a formação do cidadão crítico.

IV- O projeto de educação, naquele momento, impôs que o professor apenas soubesse transmitir o conteúdo previamente determinado, já selecionado pelos órgãos superiores.

As alternativas corretas são:

 

 

 

 


As alternativas I, II, III estão corretas


As alternativas I, II, IV estão corretas.



As alternativas I, II, III estão incorretas.


Apenas III e IV são alternativas corretas


Apenas a alternativa I está correta.

Marque a alternativa correta.

O sistema de ensino, no Brasil, passou por várias mudanças ao longo do séc. XX. Por consequência, o ensino de Geografia também passou por profundas transformações. Se em um primeiro momento o projeto do ensino de Geografia era o da transmissão do conhecimento, baseado na introdução de conteúdos descolados com a realidade do aluno, baseado em discurso legitimador da configuração política que se estabelecia no país. Em seguida tivemos o foco em um ensino técnico, cujo projeto era o da formação da força de trabalho para um país de se industrializava (especialmente no período do Regime Militar 1964 - 1985). O ensino de Geografia foi drasticamente atingido pelas medidas educacionais, baseadas no tecnicismo, por se tratar de uma disciplina das ciências humanas que possuía os atributos contribuintes para:

 


Um ensino condizente com os interesses do Regime Militar.


Alimentar o equilíbrio político por possuir poucos instrumentos para o desenvolvimento da reflexão a cerca dos problemas políticos, sociais e econômicos.


Uma conformação social acrítica por ser uma ciência/disciplina com poucos recursos de percepção dos anseios da sociedade.


Acalmar os ânimos sociais e o descontentamento das frações sociais mais esquecidas pelo projeto de governo.


O desenvolvimento de um pensamento crítico e articulado que não interessava a um regime de governo de cunho ditatorial sob comando das forças repressoras da cúpula militar.

Páginas: 123